Rafael Farina
Rafael Farina Issas é um diretor brasileiro de cinema e publicidade.
Se formou no M.F.A. (Master of Fine Arts) de Direção Cinematográfica do Centro Sperimentale di Cinematografia (Italian National Film School), em Roma, uma das mais antigas e prestigiadas instituições de formação e experimentação cinematográfica do mundo. Antes de viver na Itália, graduou-se em cinema pela FAAP, em São Paulo, e concluiu estudos avançados em Roteiro e Direção de Cena na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba.
Dirigiu diversos curtas-metragens na Itália, entre eles "Em Silêncio" (2015), "O Vestido de Noiva" (2017), "O Salto" (2018), “À Deriva” (2018) e "Holy Days" (2019), exibidos em centenas de festivais ao redor do mundo. Também dirigiu o segundo episódio do longa-metragem "Femminile Singolare" (2022), indicado ao David di Donatello de 2023, prêmio máximo da Accademia del Cinema Italiano. Nestes projetos, teve a oportunidade de dirigir importantes atrizes italianas, como Piera Degli Esposti, Monica Guerritore e Sandra Ceccarelli.
Ainda em Roma, trabalhou como assistente de direção em projetos de Gianni Amelio (indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza e Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes) e Daniele Luchetti (indicado diversas vezes à Palma de Ouro do Festival de Cannes e vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno). Neste período, foi aluno de Giuseppe Lanci (diretor de fotografia de filmes como “Nostalgia”, de Andrei Tarkovsky), e Roberto Perpignani (montador de “Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci).
Em 2016, fundou a produtora audiovisual A Fúria, responsável pela realização de curta-metragens como "Vestibular" (2015), "Floating Bodies" (2018), "Amor aos Vinte Anos" (2019) e "Mona" (2019), premiados em festivais de prestígio internacional como Palm Spring International ShortFest, Oberhausen International Film Festival, Festival Internacional de Santa Maria da Feira, Cine PE, Festival KINOFORUM de curtas-metragens de São Paulo, Festival de Cinema de Gramado, Festival de Cinema de Brasília, Festival Internacional do Uruguay, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Mostra de Cinema de Tiradentes, Asiana International Short Film Festival, Visioni Italiane della Cineteca di Bologna e tantos outros. Foi também na Fúria que dirigiu seus primeiros trabalhos publicitários, para marcas como Koin, Santista, JCDecaux, Espaço Itaú de Cinema e Correio Popular.
Desde 2021, é diretor de cena na produtora Piloto, onde assinou spots publicitários para marcas como Puma, Ipiranga e Rede Globo, colaborando também em campanhas para Starbucks, Bradesco, C6, Americanas, GM, Luftal e Honda, em parceria com agências como Grey, McCann, BETC HAVAS, VMLY&R, Talent, Publicis e Tech and Soul.
Ajudou a criar e estruturar o Núcleo de Entretenimento da Piloto, como produtor associado, roteirista e diretor, onde atualmente desenvolve projetos de longas-metragens como o documentário “Um Corpo para Waldirene”, selecionado e premiado em importantes laboratórios de desenvolvimento como o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB/FAM, onde ganhou o Prêmio Projeto Paradiso Multiplica, 15º #LINK Encontro Internacional de Cinema Documental do FIDBA (Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires), onde ganhou o Prêmio Follow Up/DOC:LAB, 10º Encontro Internacional de Industria Documental CONECTA Chile e 13º FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), onde foi vencedor do Prêmio Menção Honrosa do Concurso de Argumentos.
Em 2024, fundou a CACOS junto com Ruy Prado, produtora audiovisual e duo de direção para filmes publicitários.

